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Não esteja nas redes sociais

Não esteja nas redes sociais! Sim, você leu certo. Em 2021 isso significa perda de: lucros, vendas, presença e espaço. Se a sua ótica não tem um perfil em pelo menos algumas das redes sociais mais famosas, como Facebook e Instagram, leia esse post até o final e coloque nossas dicas em prática. Elas também valem para quem já está presente e quer engajar ainda mais com o público, mas não sabe muito bem como fazer isso.


Se sua loja é física, comece compreendendo a cultura local

O primeiro passo é estar nas redes sociais, então, se sua loja é física, o segundo passo é compreender o seu público, entendendo a cultura local. O seu público pode ser mais moderno e cosmopolita e gostar de designs inovadores ou ainda mais clássicos e conservador, optando por estilos mais tradicionais. Na sua região as pessoas têm costume de usar chapéus e bonés? O estilo de roupa é mais fresco ou mais pesado? Tudo isso influenciará no conteúdo que você irá produzir em suas redes sociais. Você pode falar de armações que são mais confortáveis para usar com chapéus e bonés, que normalmente é um público que vive mais próximo do campo. Se sua região é quente, armações mais leves combinam com o estilo de roupa e são mais confortáveis para temperaturas mais altas, já no frio as armações mais pesadas são uma opção. Viu só, essas são apenas algumas sugestões de conteúdos que você pode produzir levando em consideração a cultura local e que irá gerar engajamento por conta da identificação. 


Dialogue 

A rede social não é um modelo de comunicação em que só um fala. Esse é um espaço de interação que mudou os outros veículos de comunicação e trouxe o público mais para perto. Dialogue com os seguidores de sua ótica perguntando sobre suas preferências, estilos, marcas e novidades de produtos. Peça sugestões e sempre proponha uma conversa. No início, talvez haja pouca interação, mas com a constância você irá alcançar melhores resultados.


Humanize 

As redes sociais lidam com pessoas. Elas surgiram primeiro para reuní-las virtualmente e aos poucos as empresas foram ganhando espaço nesse meio. Então, é importante levar isso em consideração na produção do seu conteúdo. Humanizá-lo irá torná-lo mais íntimo do seu público. Seria como um diálogo entre duas pessoas e não uma empresa e uma pessoa. Uma sugestão é que sua ótica tenha um “rosto”, ou seja, que haja pessoas que apareçam para dialogar com o público, além disso, mostrar o dia a dia, a rotina, o processo que o leva até o sucesso, como capacitações para vendas, cursos, enfim, os bastidores, torna a sua empresa mais humana. As pessoas conseguem enxergar além do institucional e comercial, veem que existe um trabalho por trás e que muitas vezes é árduo e pouco glamuroso. 


Use todas as ferramentas a seu favor

Se você está no Instagram, é bom utilizar todas as ferramentas disponíveis da plataforma. Faça lives, grave vídeos para o IGTV, para Reels, faça post de imagem, carrossel, vídeo, stories com perguntas, enquetes, testes, links, enfim, use as multipossibilidades de conteúdo a seu favor e de forma inteligente. 


Fale das “dores”

A partir do momento que você compreende quem é o seu público, como ele age, você entende como funciona seu comportamento, quais são suas dúvidas e “dores”, que são aqueles temas que a pessoa vai fazer questão de salvar porque lhe ajuda de alguma forma, ou vai compartilhar com os amigos e família. Os dados de comportamento que as redes sociais fornecem para contas comerciais podem lhe ajudar nesse aspecto. 


Mas isso gera vendas?

Sim! Essa é uma estratégia para que o seu público, quando precisar do seu produto, o procure porque a sua empresa lhe ajudou de alguma forma ou está muito bem posicionada perante as outras. O seu conteúdo nas redes sociais pode atrair pessoas que talvez não conheçam sua loja, devido ao vasto alcance das redes. Mostrar os benefícios e características de um produto, por exemplo, pode chamar a atenção pela procura por ele, ainda mais quando  resolve uma das “dores” do seu público. Lembra o que falamos no início sobre cultura local? Enfim, não esteja  nas redes sociais e sofra as consequências disso!