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Dicas Signus: Ideias de promoções para fazer na sua Ótica

Especialmente em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal, as promoções são ferramentas necessárias para aumentar as vendas, divulgar novas coleções de produtos, conquistar novos clientes ou fidelizar aqueles que já compram na sua Ótica. 


O maior desafio é planejar uma promoção que atraia o consumidor e não afete o resultado do seu caixa. Reduzir aleatoriamente o preço dos produtos nem sempre é garantia de bons resultados para a Ótica. Antes de fazer qualquer tipo de oferta, é preciso definir a finalidade e o impacto financeiro que pode gerar para o negócio.


Mas, então… Como fazer promoções atrativas sem que seja necessário gastar muito dinheiro? Hoje a Signus traz algumas ideias para você se inspirar e ver qual delas se encaixa com o momento que sua Ótica está passando:


Desconto nos produtos com menor giro

Essa é uma das estratégias mais eficientes. Além disso, faz com que aquelas peças em estoque, com menor giro, sejam rapidamente vendidas. Em sua Ótica, você pode adotá-la reduzindo o preço dos produtos de coleções passadas ou que estão com baixo índice de vendas, por exemplo.


Compra da segunda peça

Dar benefícios ou descontos para os clientes na compra da segunda armação, seja ela de grau ou solar, também é uma boa estratégia. Esse tipo de promoção aumenta o ticket médio das compras. 


Indique e ganhe

Você pode, por exemplo, oferecer aos clientes a regulagem e limpeza gratuita das armações ao indicar um amigo ou familiar. O ‘indique e ganhe’ contribui para a fidelização e é uma forma de conquistar novos clientes e pode trazer ótimos resultados para o negócio. 


Brindes promocionais

Todo cliente gosta de um brinde. Porém, ao adotar essa estratégia é preciso pensar bem no item que vai oferecer, pois a ideia é reforçar a sua marca, fazer com que o cliente lembre dela quando pensar em óculos. Brindes que possam ser rapidamente dispensados pelo cliente acabam não causando o resultado esperado.


Brindes personalizados, como saquinhos de microfibra para guardar os óculos, porta lentes de contato e flanelas para limpeza das lentes, são algumas ideias de promoções que podem ser feitas.  Para distribuí-los, escolha datas que são importantes para a loja, como aniversário da ótica, ou datas comemorativas do varejo. Assim, você incentiva as pessoas que passam pela sua loja se sintam motivadas a comprar seus produtos.


Aniversário do cliente

Oferecer alguma vantagem ou desconto no mês do aniversário do cliente é uma forma de motivá-lo a fazer uma compra. Para isso, você precisa contar com um sistema ou método de cadastro e atualização dos dados de quem compra na sua loja.


Parcerias

Outra estratégia interessante é firmar parcerias com cursos de Moda e Consultoria de Imagem para que os estudantes e profissionais possam indicar novidades e sugerir os melhores modelos para cada formato de rosto.


Divulgação

As promoções, para cumprirem o seu objetivo, precisam ter uma meta clara, não podem comprometer a rentabilidade da loja e devem ter um prazo definido para começar e terminar. Além disso, é necessário uma estratégia de comunicação que atinja e desperte a atenção dos clientes.  


Tão importante quanto criar a promoção de maneira estratégica, é divulgá-la. Utilize a internet e outros canais para fazer com que seu público saiba o que está acontecendo em sua ótica. 


Além disso, uma ação promocional precisa ser pontual para que o consumidor perceba o seu valor. Assim, durante o ano, é possível desenvolver várias estratégias, mas cada uma delas precisa ter data para começar e para terminar.


Antes de colocar qualquer atividade desta em prática, veja seu orçamento e compreenda o perfil dos clientes da sua ótica. Assim, tanto a empresa quanto o consumidor ficarão satisfeitos com as ações desenvolvidas.

 

Fonte consultada para este post: https://ssotica.com.br/blog/

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